quarta-feira, 21 de junho de 2017

Cruzeiro Pullmantur Zenith - Willemstad, Curaçao

Conforme falado antes, essa foi nossa viagem pelas Ilhas do Caribe Sul...

Vamos agora para a 2ª parada do nosso cruzeiro: Curaçao!!

Atracamos na capital Willemstad, em Curaçao, que é um país caribenho que possui apenas 150 mil habitantes e que foi colonizado pela Holanda, fazendo com que ainda hoje seja possível observar muitos traços europeus nesse lugar tão maravilhoso.
O país tem mais de 50 etnias, e seus primeiros moradores foram os povos Arawak, que acredita-se que migraram da Bacia Amazônica muitos anos antes dos primeiros europeus chegarem à ilha, aproximadamente pelo ano de 1499.
Após chegar em Curaçao, os espanhóis escravizaram os povos existentes, até que em 1634 os Países Baixos, conseguindo sua independência da Espanha, começaram a ocupar a ilha, que estava sendo ignorada por falta de depósitos para armazenar ouro. Com a ocupação holandesa, Curaçao passou a ter como principais atividades econômicas o transporte, o comercio e a pirataria.
Durante os séculos XVIII e XIX, franceses, britânicos e holandeses revezaram na administração da ilha até que os portugueses e libaneses, atraídos pelas diversas oportunidades, começaram um processo de migração.
Somente em 2007, Curaçao se tornou um país dentro do Reino dos Países Baixos, já que até então pertencia às Antilhas Holandesas, que foram extintas em 2010, porém o Reino ainda continuou com a obrigação de defesa e de política externa, além de supervisionar as finanças da ilha.
Com toda essa miscigenação, o país possui diversos idiomas como o holandês, o papiamento, o espanhol e o inglês, então é possível se comunicar sem problemas.

A capital Willemstad foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde novembro de 2015.
Fisicamente ela é dividida pela ponte Queen Emma Bridge em duas partes principais: Punda e Otrobanda, sendo essa última o local onde nosso navio atracou (para sermos mais exatos, no porto próximo ao Hotel Renaissance).
Na área portuária há um shopping e um cassino abertos ao público, bem próximos à ponte, ao Forte Rif e ao centro histórico da cidade, o qual já fica do outro lado da ponte.

Punda é considerado o bairro mais turístico, é o grande cartão postal da cidade, muitas lojinhas, restaurantes, hotéis, tudo perfeitamente colorido, lado a lado e cada um deles em uma cor diferente!

Agora que entendemos como está dividida a capital do país, destacamos que suas tão famosas praias ficam um pouco distantes, aproximadamente 40 km, quais sejam: Kenepa Grandi, Praia Forti, e Praia Kalki.
Teríamos inicialmente pouquíssimo tempo na ilha e estávamos receoso em como aproveitar ao máximo nosso tempo, pois gostaríamos muito de ir até as praias do Norte.
Para nossa sorte, um dia antes de chegarmos em Willemstad, recebemos em nossa cabine a programação diária do cruzeiro e, por motivo de manutenção (conforme já citado na postagem sobre o Zenith) nosso horário à bordo foi alterado e o horário de saída passou para as 00:00h, e o melhor de tudo: sem alterações nas programações dos dias seguintes.
Ficamos realmente contentes, pois era o que estávamos aguardando para conseguir definir melhor nossa pequena estadia na ilha.
Chegamos às 8h no porto onde fica o Hotel Renaissance, um hotel maravilhoso com wi-fi liberado, e muito elegante!
Como teríamos um dia inteiro na cidade, decidimos alugar um carro, pois assim aproveitaríamos melhor nosso tempo sem depender de excursões.
Saímos do navio, passamos pelo jardim do hotel e chegamos à recepção, onde nos informamos sobre a loja de aluguel de carro (Budget, a qual já havíamos pesquisado na internet).
A loja fica um pouco escondida, no 1º andar, e lá alugamos um Picanto, que era o carro mais barato disponível, no valor de U$$ 59,00 dólares a diária, sendo necessário devolvê-lo até as 17h, pois a loja fecha após esse horário.
O procedimento foi rápido e em menos de 30 minutos já estávamos saindo do estacionamento sentido praias do norte. Para alugar o carro somente é necessária carteira de habilitação (aqui do Brasil) e um cartão de crédito habilitado com limite mínimo de U$$ 500,00 dólares, pois é feito um bloqueio como garantia.
Sugerimos ainda que, antes da viagem, use o aplicativo do Google Maps e faça o download do mapa da ilha para operar off line. Dessa forma, é praticamente impossível se perder na ilha, já que não há tantas avenidas e ruas; e mesmo não havendo muitas placas, o GPS encontrou todos os locais sem problemas.

Não havia trânsito em lugar algum da ilha e portanto chegamos rapidamente à praia de Kenepa Grandi, a tão conhecida e tão linda praia da qual ouvimos falar nos blogs durante nossa pesquisa pré viagem.
A praia é realmente perfeita e ficamos em êxtase ao chegar e observar aquela beleza natural logo ali, ao mesmo tempo tão real e tão difícil de acreditar que algo assim existe! A cor daquele mar é inacreditável e logo de cara já temos uma visão privilegiada através do mirante ao lado do estacionamento, já que é possível avistar todo o lugar de uma só vez.
Na praia é possível alugar cadeiras e guarda-sol pelo valor de U$$ 5,00 dólares cada, e guarda sol U$$ 8,00 dólares. Para quem vai de cruzeiro, não há necessidade já que não há tempo suficiente disponível para usufruir. Nós ficamos todo o tempo dentro do mar, expostos ao sol.
Deixamos nossas coisas embaixo de uma árvore que havia ali próximo e fomos mergulhar, custo zero.

Ficamos um bom tempo em Kenapa Grandi e seguimos para as outras praias. Logo após chegamos à  Praia Forti, uma linda praia que tem um mirante maravilhoso no qual é possível tirar fotos lindas.

Seguindo um pouco mais de carro avistamos uma entrada para a Praia Kalki, e essa sim foi uma grande surpresa para nós, pois pouco havíamos visto sobre ela. Deixamos o carro no estacionamento e ao descer as escadas já tivemos uma visão perfeita: areia branca, água cristalina, barzinho e tranquilidade única!
Essa praia é uma das mais bonitas na nossa opinião. Lá tem uma empresa de mergulho e haviam algumas pessoas fazendo snorkel. Também é possível alugar cadeiras por 6 dólares.

Já havia passado o horário do almoço e nossa programação seria retornar ao navio, almoçar e então ir até o aquário da cidade. Chegamos no navio às 14h, almoçamos e logo pegamos o carro novamente para ir até o Sea Aquarium, pois muitas pessoas indicaram.

O Sea Aquarium fica ao lado de Punda, então atravessamos a Ponte Rainha Juliana, que é uma das pontes mais altas do mundo, com 56.4 metros acima do nível do mar e tem uma vista de tirar o fôlego.

Chegamos bem rápido ao aquário, lá existe um estacionamento privado e custa U$$ 3,00 dólares. A entrada na atração é U$$ 21,00 dólares por pessoa, achamos um preço alto, mas muitas pessoas falaram que valia a pena, então resolvemos ir.
Chegamos lá e estava bem vazio, alguns aquários passando por limpeza e outros em manutenção.

Havia um rapaz bem simpático explicando sobre cada animal, ele explicava em espanhol, inglês e quando viu que éramos brasileiros, começou a explicar também em português. Ficamos ali aprendendo um pouco e depois seguimos até a Academia dos Golfinhos, onde é possível nadar com eles por um preço de U$$ 175,00 dólares, porém não fizemos.

Era hora de ver os tubarões se alimentando...

Enquanto observávamos os tubarões, uma funcionaria nos avisou que às 15h50 haveria uma apresentação de leões marinhos. Então aguardamos um pouco, pois já estava quase na hora e seguimos até a apresentação.

Próximo ao aquário fica a praia chamada Mambo Beach, que é privada, mas com o ingresso do Sea Aquarium é possível ter acesso. No entanto não fomos até ela, pois já estava quase na hora da devolução do carro.

Após devolver o carro, seguimos caminhando até o bairro Punda, passamos pelo complexo do Renaissance e pelo Forte Rif, que é um forte de 1828 e que atualmente possui muitos restaurantes e barzinhos em sua volta.

Tentamos atravessar até Punda, porém a ponte móvel estava recuada, rsrsrs então ficamos por ali aguardando uns 40 minutos até que ela voltasse ao seu devido lugar para que continuássemos nosso passeio. O centro histórico e os restaurantes e lojinhas no geral fecham muito cedo, então se programe para isso. Caminhamos um pouco pelo centro, compramos algumas lembrancinhas e então retornamos ao navio, já que não havia mais nada a se fazer.

Essa ilha é um lugar maravilhoso, suas praias deixam qualquer pessoa deslumbrada, e a sensação de mergulhar naquele mar é de pura paz!
Curaçao é sinônimo de tranquilidade!