sexta-feira, 9 de junho de 2017

Cruzeiro Pullmantur Zenith, Antilhas e Caribe Sul - Nossa experiência!


Olá pessoal, voltamos há poucos dias de um cruzeiro pelo Caribe e estaremos nesse post contando um pouco sobre nossa experiência.
Já estávamos com muita vontade de fazer novamente uma viagem em cruzeiro, a última havia sido feita em novembro de 2015, então decidimos que já estava na hora de retornar.
Iniciamos nossa pesquisa pela internet e descobrimos o cruzeiro da Pullmantur pelas Antilhas e Caribe Sul, que tem um roteiro irresistível: Colón (Panamá), Cartagena das Índias (Colômbia), Willemstad (Curaçao), Kralendijk (Bonaire) e, por fim, Oranjestad (Aruba). Logo decidimos que seria esse e contratamos, no próprio site da Pullmantur, uma cabine interna "J" pelo valor total de R$5.194,00 o casal, já incluídas as taxas portuárias.
 
 

Iniciamos e finalizamos o passeio na cidade de Colón, no Panamá, que fica a aproximadamente 70km da Cidade do Panamá, porém é possível escolher outro porto para embarque e desembarque, como Cartagena, ou Aruba. 
Escolhemos Colón pois, no nosso caso, os valores das passagens estavam mais baixos, conforme explicaremos a seguir.


Chegamos à Cidade do Panamá um dia antes do embarque no navio (sempre indicamos que cheguem com pelo menos um dia de antecedência, pois imprevistos acontecem com mais frequência do que se imagina). 
Compramos a passagem pela empresa venezuelana Avior, partindo de Manaus (faremos logo um post sobre como foi a viagem com essa empresa). Uma boa opção é a empresa aérea panamenha Copa que faz muitos voos para a Cidade do Panamá e que é uma opção para muitos brasileiros (a maioria que conhecemos), mas no nosso caso a diferença de valor era muito grande em relação ao voo da Avior, então optamos por essa última.

Vamos às dicas... 

Como chegar ao Porto de Colón??

Uma vez que havíamos chegado ao país pela Cidade do Panamá, precisávamos nos deslocar até Colón, cidade de onde sairia o cruzeiro. 
Há várias opções de deslocamento, e as mais viáveis são basicamente: "transfer", táxi, uber, trem, e ônibus. 
Decidimos ir de ônibus, pois era a opção mais barata. Pois para se ter um ideia, enquanto a passagem de ônibus custava US$ 3,15/pessoa, o "transfer" custava em torno de US$ 100,00/pessoa, e o uber/táxi em torno de US$ 70,00 a 80,00.
Sendo assim, pegamos um Uber do nosso hotel (Metro Hotel) até o Terminal de Ônibus Albrook, custou 6 dólares e levou aproximadamente 30 minutos para chegar (deve-se prestar atenção no trânsito da cidade pois é bastante intenso e maluco). 
Ao chegar no terminal fomos informados que, para passar pela catraca, era necessário comprar um cartão de recarga que serve tanto para o ônibus quanto para o metrô, que custou 2 dólares (compramos somente 1 para os 2) e no qual é possível depositar um valor de crédito para liberar a catraca nos terminais (cada liberação custa US$ 0,35).



Passamos pela catraca e havia muitos ônibus indo para Colón, saindo a cada 15 minutos. O valor de US$ 3,15 dólares relativo à passagem é pago somente dentro do ônibus. 
A viagem demorou cerca de 1h20min, pois há algumas paradas para embarcar/desembarcar passageiros. 


O ônibus que pegamos não foi esse, e sim aquele da foto acima mais moderno (não sabemos se esse tipo antigo faz trechos mais longos ou se opera apenas dentro da cidade, o fato é que havia muitos deles nos terminais).
Ao chegar a Colón, pegamos um táxi até o porto pelo valor de 2 dólares, e chegamos em aproximadamente 5 minutos.
No desembarque do navio fizemos exatamente da mesma forma, porém dessa vez o táxi cobrou 1,20 dólares.
O valor total ficou em aproximadamente 17 dólares para duas pessoas.
Como mencionado acima, existem outras opções como uber ou táxi, que são mais cômodos, mas na nossa opinião o valor não justificava.
A opção do "transfer", saindo do hotel, custava em torno de 70 dólares por pessoa, o que daria um valor de 140 dólares, e estava fora de cogitação. (Durante o cruzeiro observamos que a maioria das pessoas haviam feito por essa opção, pessoas pagaram até o valor de 100 dólares, o que achamos um absurdo).
Por fim, a opção de fazer o percurso de trem, sairia pelo valor de 25 dólares por pessoa, a empresa é a Panarail e a compra deve ser feita com antecedência diretamente em seu escritório na cidade, ou arriscar ter vaga no dia da viagem. Como não teríamos tempo disponível para comprar com antecedência, resolvemos não arriscar, mas essa parece ser uma viagem muito boa.

O cruzeiro Zenith...

No geral nós gostamos do navio, apesar de ser pequeno, comparado a navios de outras empresas como a MSC e a Royal Caribean. O número de tripulantes é de 620 pessoas, sendo sua capacidade total de 1.828. Os idiomas falados eram: Espanhol, Português e Inglês.

 
O navio possui 9 decks, 720 cabines, 6 bares e salões, 1 cassino, 3 jacuzzis, 2 restaurantes, 6 elevadores, 1 biblioteca, 1 teatro, 1 sala de jogos, 1 discoteca, 2 lojas de duty free, 1 spa, 1 academia e uma área externa com 2 piscinas.  


 





A cabine em que nos hospedamos possuía um bom tamanho e no geral nós gostamos da acomodação. Não teve nada que realmente nos incomodasse, mas conversando com outros casais durante o jantar, alguns estavam bem insatisfeitos com suas cabines, pois estavam com problemas como falta de água, água de coloração diferente (cor de ferrugem).
A cabine conta com cofre, secador de cabelo, chuveiro elétrico, ar condicionado, telefone, uma cama de casal ou duas de solteiro, uma poltrona, televisão e serviço 24h.
O serviço de limpeza da nossa cabine foi ótimo, pios o camareiro responsável era muito simpático, educado e atencioso. Nos quartos têm uma plaquinha com o nome da pessoa responsável, achamos isso bem legal.





Todos os dias recebíamos um folheto com as atividades do dia seguinte, entre elas: teatro, palestras, bingos, danças, festas, e outros. Os shows do teatro eram realizados pela equipe de animação do navio, e descobrimos posteriormente que todos os seus integrantes eram brasileiros. Valeu muito a pena ir assistir!


Quando programamos a viagem, selecionamos o horário mais cedo para o jantar, já que há duas opções: 19:15 e 21:15. Dessa forma poderíamos assistir à segunda apresentação no teatro todas as noites. O jantar era ótimo, havia um cardápio fixo que não muda nunca, e outro que era alterado todas as noites. Assim sempre havia muitas opções de escolha.



 




Algo muito importante a ser destacado é que os cruzeiros da Pullmantur são os únicos com TUDO INCLUSO, então também tínhamos direito às bebidas (drinks, cafés, cervejas, whisky, vinho, refrigerantes, sucos, etc). Para aqueles que ainda assim não estivessem satisfeitos com todas essas opções já inclusas, havia também a opção de pagar 10 dólares por dia para ter direito a cervejas importadas e outras bebidas melhores (pulseira preta). 
Além de tudo isso, as gorjetas também já estão inclusas, o que não acontece nos cruzeiros de outras empresas. 














 
A internet no navio, como em todos os cruzeiros, é bem cara, e custava aproximadamente 20 dólares por dia (também há pacotes de minutos mais baratos e mais limitados, porém não vale a pena), então é sempre bom considerar a possibilidade de incluir essa despesa no orçamento caso você seja uma daquelas pessoas que não vivem sem a internet, ou simplesmente você poderá se desligar do mundo e de todos e aproveitar suas férias.
Um ponto positivo é que em todas as cidades nas quais desembarcamos conseguimos internet livre, então não vimos necessidade de contratar internet no navio.

Algumas promoções com os pacotes de internet.

Nós particularmente adoramos essa viagem de cruzeiro! Havia muitos brasileiros nessa viagem e tudo foi bem animado. 
Os destinos eram perfeitos e o melhor ainda estava por vir... 
Cartagena de Índias... Curaçao... Bonaire...  e Aruba!

Nos próximos posts falaremos mais sobre cada um deles.


Para terminar, esse pôr do sol lindo de todos os dias no navio.


¡Felicitaciones y viva la vida!

Um comentário:

  1. Saudades do Zenith😍😍, fiz esse mesmo roteiro, só que embarquei em Cartagena.

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