domingo, 27 de março de 2016

Nossa Lua de mel - França

Olá galera...

Conforme havíamos comentado ao final do último post, após Londres iríamos para Paris.
No terceiro e último dia de estadia em Londres, estávamos bastante apreensivos, pois até então o guia turístico não havia aparecido. Quando chegamos à noite no hotel, decidimos então dar uma olhada no quadro de avisos e para nossa surpresa e sorte havia um recado do guia informando a todos que o ônibus que partiria para Paris sairia logo cedo no dia seguinte, por volta de 5h da manhã.
Sendo assim, já deixamos as malas prontas na mesma noite e logo cedo partimos para Paris.

Ao sair do hotel, percorremos pouco mais de 115 km até Folkestone, cidade próxima a qual possui o "Eurotunnel Le Shuttle", que é um trem de alta velocidade que atravessa o canal da mancha até Calais, na França, num percurso que dura em média 30 min.
O deslocamento é bastante prático e rápido, pois não é necessário desembarcar do ônibus já que o veículo adentra totalmente em um dos vagões com todos os passageiros dentro.
Após chegar em Calais, o ônibus desembarca e percorre aproximadamente 293 km até Paris.
Durante esse trecho, a agência distribuiu folhetos com os serviços de excursões em Paris os quais não estavam inclusos no pacote, que por sinal eram muito caros. Por esse motivo resolvemos aguardar a chegada para analisar nossas opções.

Ao chegar em Paris, o ônibus rodou muito pois cada grupo de pessoas estava em hotéis diferentes, o que atrasou muito a viagem.
Fomos um dos últimos a desembarcar e nosso hotel foi o Ibis Paris Porte D'Orleans, um hotel muito bom, nos padrões Ibis, e com ótimo atendimento. Apesar de não ficar no centro da cidade, o mesmo estava bem próximo de duas estação de metrô: Porte D'Orleans e Marie de Montrouge.

Após nossa instalação, resolvemos fazer um passeio a pé até o Panthéon.
O Panthéon é um monumento que abriga cinzas de grandes personalidades francesas como Russeau e Voltaire. O local é grandioso e chama a atenção pela sua beleza e estilo.

Antes de chegar ao Panthéon, aproveitamos para conhecer o Jardim de Luxemburgo, que é o maior parque público da cidade e ficamos encantados.

Logo após, retornamos ao hotel, pois já estava tarde e porque no outro dia faríamos um city tour logo cedo. Na frente do hotel existem muitos restaurantes e aproveitamos para comer uma pizza logo em frente, que por sinal estava muito boa e por um preço razoável.

No segundo dia, acordamos conforme horário combinado e seguimos de ônibus para fazer um breve passeio pelo centro de Paris, passando pelos principais pontos turísticos. Porém o grupo estava em torno de 50 pessoas o que prejudicava o aproveitamento do tempo.
O primeiro ponto de parada foi na tão conhecida Torre Eiffel, um dos lugares mais conhecidos do mundo e que realmente é surpreendente, pois impressiona por seu tamanho e beleza únicos.

Próximo à Torre, também é possível conhecer o Palácio dos Inválidos (ou Hôtel National des Invalides), que fica em um complexo que também comporta a Igreja de Saint Louis des Invalides, cuja beleza e arquitetura é inigualável. A abóbada da igreja possui decoração com troféus militares e lá foram sepultados muitos chefes militares conhecidos, como por exemplo Napoleão.

Por volta das 10h da manhã, resolvemos seguir a viagem sozinhos, pois a agência deu um tempo para que o grupo pudesse fazer compras e logo após voltaria para o hotel, pois à tarde haveria uma excursão paga para os interessados.
Como já havíamos conhecido o city tour no estilo "Hop On Hop Off" (aquele em que é possível subir e descer livremente em todos os pontos turísticos do mapa), resolvemos fechar o pacote de 48h com a empresa L'Open Tour Essa empresa possui um trajeto com 4 rotas que se comunicam, e pode-se utilizar todas elas durante os 2 dias. Os áudios eram disponibilizados em várias línguas: Espanhol, Chinês, Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Português, e Russo, e os ônibus passavam em torno de 10/30 minutos em cada parada.
Essa empresa possui também um app que pode ser baixado para acompanhar o trajeto durante os passeios.

Para continuar nosso passeio nessa linda cidade, seguimos no city tour até o Museu do Louvre, o museu mais famoso do mundo, que abriga obras de grandes artistas.

Em seguida fomos para a Catedral de Notre-Dame, sendo essa uma das mais antigas da França, e que traduzida significa "Nossa Senhora". O local estava bastante cheio, pois estava comemorando 850 anos em 2013, e por esse motivo ficamos aproximadamente 30 min na fila para entrar na igreja.

Ao sair da catedral, seguimos para a principal avenida de Paris: Avenue des Champs-Élysées, famosa por suas lojas de grife, restaurantes e pelo famoso Arco do Triunfo, sendo a avenida uma das mais bonitas do mundo.

Como estávamos apressados, resolvemos almoçar no Quick, um fast food muito famoso na região, e que por sinal era muito gostoso.

Nesse mesmo dia, aproveitamos para conhecer a Escola Militar de Paris (École Militaire), em cujos jardins havia coelhos brincando.

Ao fim do dia ficamos atentos ao horário do último ônibus e retornamos cedo para o hotel.

No terceiro e último dia, acordamos cedo para aproveitarmos ao máximo, pois ainda havia muitos lugares para conhecer.
Fomos andando até a parada mais próxima do city tour, pegamos o ônibus e seguimos para a Igreja de Madeleine, bastante diferente pois sua arquitetura possui estilo grego. Como tudo em Paris, ela também é realmente grandiosa.

Em seguida fomos para a Basilique du Sacré Coeur, localizada no topo do Monte Martre, ponto mais alto da cidade. A igreja significa sagrado coração, sendo construída como o pagamento de uma promessa caso a França sobrevivesse ao exército alemão. Sua construção começou em 1875, sendo concluída somente em 1914. Aconselhamos que, ao visitar o local, tomem bastante cuidado com os imigrantes, pois eles assediam bastante os turistas e muitas vezes fazem pequenos furtos. Ao pesquisar na internet é possível ver relatos de muitas vítimas, pois na região existem muitos moradores de rua e pessoas que se aproveitam de certas oportunidades.

No caminho entre a parada de ônibus e a Basílica paramos em frente no Moulin Rouge, que é um cabaré que simboliza a noite parisiense, possuindo mais de 100 anos mas que ainda realiza muitos espetáculos, sendo bastante procurado apesar dos preços nada acessíveis.

Ao fim desse passeio, retornamos ao centro da cidade para conhecer a famosa Ponte dos Cadeados (Pont des Arts), na qual estão milhares de cadeados que representam o amor. A lenda diz que o casal deve colocar um cadeado com os nomes ou as iniciais e depois jogar a chave no Rio Sena, para assim ter o amor eterno.

Então chegou a hora de conhecer o Jardim das Plantas (Jardin des Plantes), um lindo e enorme jardim que possui aproximadamente 170 tipos de plantas europeias.

Ao sair de lá, já estava escurecendo e pegamos bastante trânsito no caminho de volta até a Torre Eiffel, pois pretendíamos vê-la à noite. A experiência é única, pois o local fica totalmente diferente e iluminado, o que dá uma sensação de romantismo e emoção. Aproveitamos para experimentar o famoso crepe francês e ver os lindos carrosséis.

Para retornar ao hotel, fomos até a estação de metrô Dupleix, compramos 2 bilhetes e pegamos a linha 6 até a estação Raspail, lá pegamos a linha 4 e descemos na estação Porte D'Orleans, onde desembarcamos e caminhamos de volta para o hotel. Achamos o metrô em Paris bem fácil de se utilizar.

Enfim, Paris é uma cidade bastante entusiasmante, e diferente do que todos falavam a respeito da frieza dos franceses, achamos os mesmos muito simpáticos e atenciosos. Percebemos que havia muitos brasileiros fazendo turismo na cidade e que, diferente de Londres, os gastos são bem inferiores. É uma cidade histórica e muito encantadora e que com certeza visitaríamos novamente, pois todo tempo que puder passar em Paris é válido.
Próximo post falaremos sobre a Bélgica!
This entry was posted in