sábado, 2 de julho de 2016

Um bate-volta de Veneza a Roma

Como já falamos anteriormente, em novembro de 2015 fizemos uma viagem em família para realizar um cruzeiro saindo de Veneza.

Nós dois já havíamos conhecido Roma e Vaticano, porém nossos pais gostariam muito de conhecer o Vaticano e só teríamos 1 dia livre para conhecê-lo, se fosse o caso.


Pesquisamos muito e por ser um passeio muito especifico, pela distância das cidades ser de mais de 500km e por poucas pessoas realizarem dessa forma que pretendíamos, já que tanto Veneza quanto Roma são cidades para se passar muitos dias, no mínimo 4 em cada, não encontramos quase nada na internet.
Começamos então a traçar nossas opções.


Primeira opção: Avião, que logo descartamos, pois apesar do voo ser a forma mais rápida, os horários não estavam bons e o aeroporto em Roma não ficava tão próximo ao centro, no fim precisaríamos ter mais de um dia na cidade. 
Segunda opção: Trem, e foi a que escolhemos. Apesar de demorar um pouco mais que o voo, ele chegava bem no centro de Roma, onde era possível pegar o ônibus de city tour, e a vantagem é que não há burocracias como chegar 1 hora antes no caso de pegar um voo.


Após a decisão, começamos as buscas de horários e compramos passagens para o primeiro trem saindo de Veneza e retorno no último trem saindo de Roma.
No site da Trenitalia é possível comprar as passagens com antecedência, é preciso fazer um cadastro e como endereço colocamos o endereço do hotel que ficaríamos. A compra é realizada com cartão de crédito (habilitado para compras internacionais) e eles enviam os vouchers por email, depois é só imprimir e apresentar para o fiscal durante a viagem. Compramos no valor aproximado de 400 euros ida e volta os 6 passageiros.

A viagem dura cerca de 3h30m, e nosso trem estava previsto para sair da Estação Santa Lúcia em Veneza às 6h15m, chegando na Estação Termini em Roma às 9h35m. 


Alugamos um apartamento em Veneza que ficava a aproximadamente 1 km da estação. Acordamos cedo, às 04h30m tomamos café da manhã no apartamento (já havíamos comprado algumas coisas no dia anterior em um supermercado próximo) e seguimos caminhando até a estação. 
Chegamos à estação aproximadamente às 05h40m e ficamos aguardando o trem chegar. Uma desvantagem é que não praticamente não há assentos no terminal, o que torna a espera um pouco desconfortável. Mas pontualmente às 06h15m o trem da empresa Frecciargento estava partindo.







No início aproveitamos para cochilar mais um pouco, pois o dia seria cansativo e depois para admirar as belas paisagens!


Para otimizar o tempo do passeio, compramos também passagens de um city tour da empresa Cristiana-CityTour, no valor de 12 euros por pessoa. Para o que pretendíamos, esse passeio era indispensável, pois possui uma parada ao lado do terminal de Roma. Ele tem no total 11 paradas nos seguintes pontos: 

1. São Pedro no Vaticano (Via della Conciliazione, 2-4)
2. Piazza Navona - S. Agnese em Agone (Corso Vittorio Emanuele II, 178)
3. Santa Maria em Aracoeli (Piazza Venezia)
4. Fontana di Trevi - Basílica dos Doze Santos Apóstolos (Via Cesare Battisti, 120)
5. Stazione Termini (Piazzale dei Cinquecento, esquina com Via Cavour)
6. Santa Maria Maggiore (Piazzale dell'Esquilino, 14)
7. San Giovanni em Laterano (Piazza San Giovanni em Laterano)
8. Coliseu - S. Gregorio Magno (Via di San Gregorio)
9. Circo Massimo - S. Sabina all'Aventino (Piazzale Ugo La Malfa)
10. San Bartolomeo all’Isola Tiberina (Piazza di Monte Savello, 10)
11. Campo dei Fiori - Santa Maria em Trastevere (Lungotevere dei Vallati, 7) 


É possível descer em qualquer ponto, ficar quanto tempo quiser e então subir no próximo ônibus, já que passam a cada 20 minutos.

 

  
Chegamos em Roma exatamente às 9h35m e logo na saída da estação é possível observar a parada desses ônibus de turismo. Entramos no ônibus e nosso primeiro destino era o Vaticano, porém tivemos que trocar os vouchers do city tour em uma lojinha que fica lá próximo, já que havíamos embarcado apenas com os comprovantes de pagamento, e segundo por que estávamos com horário de entrada marcado para visitar o museu.





Em relação às entradas do Museu do Vaticano, nós as compramos no próprio site, pagamos 20 euros por pessoa e recebemos os vouchers no email. É necessário agendar o horário que pretende ir. Chegamos lá e pegamos uma fila, porém bem menor do que imaginávamos que seria, além disso, ela estava andando bem rápido. Caso não compre o ingresso com antecedência pela internet ele sai pelo valor de 16 euros na hora, porém a fila é enorme.




Esse é um passeio que demanda tempo, pois o museu é realmente enorme e é impossível passar sem admirar cada um dos locais. É tudo bem contagiante e envolvente já que trata-se do Vaticano!

















Ao término da visita ao museu, era hora de pegar a enorme fila para entrar na Basílica. Como nós dois já havíamos conhecido anteriormente, resolvemos não entrar, deixamos nossos pais na fila e fomos comprar comida, pois todos já estávamos com muita fome, pois já eram 12h aproximadamente.
Compramos alguns pedaços de pizza em uma pizzaria próxima e levamos para que eles pudessem comer antes de entrar na Basílica. A fila estava imensa e demorou aproximadamente 40 minutos.



Ficamos na praça sentados admirando-a, enquanto eles conheciam a Basílica de São Pedro, para depois então continuarmos com nosso tour.




Eles retornaram e seguimos até a parada do ônibus ali no Vaticano para nosso próximo ponto: o grandioso Coliseu, construído no primeiro século depois de Cristo, e utilizado como anfiteatro no qual ocorriam combates de gladiadores, caçadas e execuções. É um dos pontos turísticos mais famosos e já foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo.
 



A partir do Coliseu, seguimos andando até o Monumento Nacional a Vítor Emanuel II, com uma estrutura de 135 m de largura e 70m de altura, que abriga o museu da Unificação Italiana.




No caminho até o monumento é possível ver o Fórum Romano, Fórum de Augusto, Fórum de Nerva, Fórum Troiano e muitos outros pontos turísticos. Ou seja, faça esse caminho, pois é belíssimo e proporciona uma vista de vários locais importantes da história daquele lugar!!



Depois de aproveitar todas essas paisagens históricas pegamos o ônibus para retornar à Estação Termini. Próximo à estação existem muitas lojinhas de souvenir que são bem mais em conta do que nos outros locais da cidade, deixamos um tempo livre para isso e também para comer algo, pois só chegaríamos em Veneza às 23h35m.

 



Às 19h50m o trem partiu e seguimos dormindo por toda a viagem! Dessa vez com um certo incômodo, devido à velocidade do trem, que chega a 250 km/h.  
Chegamos em Veneza às 23h35m exatos e seguimos andando até o apartamento. A cidade estava muito movimentada, pois era madrugada do dia 30 para dia 31 de outubro, ou seja, Halloween!
Muitos jovens cantando e muitas pessoas fantasiadas, foi incrível!


Foi um dia bem emocionante e muito cansativo, porém valeu muito a pena! 
Se essa for a única opção de conhecer Roma e o Vaticano, vá mesmo assim, pois realmente compensou muito, porém deve-se controlar bem o tempo para não se atrasar e consequentemente deixar de visitar algum lugar ou até mesmo perder o último trem de volta.
This entry was posted in

0 comentários:

Postar um comentário