sábado, 2 de julho de 2016

Cruzeiro MSC Música - Kotor, Montenegro



Após conhecer muitas cidades maravilhosas, esse seria o último destino do nosso cruzeiro: Kotor - Montenegro!


Atracamos às 7h no porto que fica bem em frente a entrada da Cidade Velha, e antes já havíamos pesquisado em alguns poucos blogs a respeito da cidade para saber o que daria para conhecer a pé e decidimos não fechar excursões, pois a cidade é pequena.


Montenegro é um pequeno país localizado nos Bálcãs, na costa marítima, possuindo um pequeno litoral muito bonito, cujo comprimento gira em torno de 295 km. 
O país possui apenas 600 mil habitantes e uma aérea de 13,8 mil km², sendo o terceiro/quarto país mais novo do mundo, criado em 2006 quando separou-se do Estado da Sérvia e Montenegro. Naquele período foi realizado um referendo popular cujo resultado foi bem disputado, e a população votou pela separação, o que ocorreu pacificamente!


Sua capital chama-se Podgorica, a apenas 85 km de Kotor, porém o destino mais procurado pelos turistas é a faixa litorânea, por sua beleza inigualável! Outro local bastante procurado é a cidade de Budva, que fica a apenas 23 km de distância de Kotor, e é muito famosa entre os turistas.
Um dos locais mais famosos é a Baía de Cátaro, também chama Bocas de Cattaro ou Bocas de Kotor, devido às suas curvas e por ter uma água cristalina de beleza única, sendo o local um estuário (transição entre um rio e o mar). 
Devido à sua estrutura urbana e às suas muralhas, oriundas da influência romana, atualmente faz parte da lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
Kotor é uma cidade muito antiga que possui mais de dois mil anos, porém continua pequena e pacata, e preserva características antigas como a sua arquitetura medieval e labiríntica. A cidade tem uma população bem pequena que gira em torno de 13 mil habitantes, tendo uma área de apenas 335 km².
A gastronomia local é variada e é possível ver feiras ao ar livre, nas quais encontramos legumes, queijos, pinhões, nozes, muitas flores, doces, frutas em geral, licores, bastante mel, cogumelos, etc. Apesar de o país ser pequeno, todos esses produtos são da própria região dos Bálcãs.





A parte antiga da cidade é a mais visitada, estando bastante preservada. Suas muralhas são bastante altas e foram erguidas no século XV.





Entramos pelo Portal da Cidade Velha, lá existem 3 portões para entrar na cidade antiga, o principal foi construído em 1555.  Estava tudo fechado, pois ainda era cedo. Seguimos impressionados com a beleza do lugar, como em um filme antigo. Cada ponto que olhávamos nos surpreendia com sua beleza e história. 







Encontramos a entrada das escadarias que levariam a Igreja Nossa Senhora da Saúde, que fica no Monte St. Ivan. Para alcançar o topo do monte é preciso subir por 1200 metros, aproximadamente 1.350 degraus, porém a igreja fica no degrau 520 e compensa muito subir pelo menos até ela. Para subir é necessário pagar 3 euros por pessoa.
Esse passeio é um pouco demorado, fomos os primeiros a chegar, e logo depois já estava muito cheio.





Um amigo que nos acompanhou pelo caminho



 





Igreja de N. Sra. da Saúde


Descemos toda a escadaria e então aproveitamos a Cidade Velha, que possui igrejas, catedrais, palácios e museus. Iniciamos visitando a Catedral de São Trifão que é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. A catedral foi construída em 1165 e foi praticamente toda destruída em um terremoto no ano de 1667, sendo aos poucos reconstruída. Até que em 1979 foi novamente atingida por um terremoto. Foi restaurada e hoje está muito bem preservada. Ela é enorme e muito linda!



Caminhando pelos labirintos da cidade, encontramos a Igreja de São Lucas, que foi construída em 1195, sendo católica romana até o século XVII e foi o único prédio da cidade que não sofreu destruição com o terremoto. 
Atualmente a igreja é católica ortodoxa e possui um curiosa característica: ela possui um altar católico romano e um católico ortodoxo.



 
Encontramos então a Torre do Relógio que fica na Praça das Armas e foi construída em 1602, no período de ocupação napoleônica. Lembrando que já estiveram em domínio veneziano, russo, francês, inglês, alemão, italiano e austro-húngaro.


Depois de algumas compras nas lojinhas da Cidade Velha, encontramos uma pracinha próxima ao porto e ficamos admirando a paisagem. 





Chegou a hora de retornar ao navio, pois às 13h seria sua partida, e por falar em partida... Foi linda!!!! A área da piscina estava lotada, todos queriam ver a saída do navio, pois é realmente impressionante!!
Ficamos completamente apaixonados pelo país, e acreditamos que esse é o sentimento de qualquer pessoa que tenha oportunidade de conhecê-lo. 
Pena que não ficamos muito tempo para conhecer o restante do litoral...







À noite fomos assistir ao ultimo espetáculo do Teatro La Scala com seus melhores momentos e depois seguimos ao jantar, já com saudade de tudo que vivemos nesses 7 dias.







É impossível retratar o que sentimos, pois só estando lá para saber!
Para tentar uma comparação, imagine-se em um conto de fadas, e depois imagine uma sensação melhor!
Bem... seria por aí! Um país tão pouco conhecido que foi a maior surpresa que tivemos durante toda a viagem.
Realmente ficamos apaixonados por Montenegro e pretendemos retornar para fazer um tour pelo litoral com mais calma, conhecendo as outras cidades e países daquele paraíso que é a região dos Bálcãs...
This entry was posted in

0 comentários:

Postar um comentário