sexta-feira, 1 de julho de 2016

Cruzeiro MSC Música - Corfu, Grécia


Chegou o dia do nosso último destino na Grécia, e penúltimo destino do cruzeiro... Corfu!!
É conhecida por ser a ilha mais verde do país e a mais famosa do mar Jônico, com seus 102 mil habitantes.


 
Infelizmente dessa vez o navio chegaria somente às 12:30h e deveríamos retornar ao porto às 18:30h. Aproveitamos para almoçar no navio, pois o tempo era muito curto!
Ainda no Brasil, pesquisamos bastante sobre a cidade, porém são poucas as informações disponíveis. Escolhemos 02 locais que nos encantaram pelas fotos: a praia de Paleokastritsa, que fica a 25 km do centro e a Vila Kanoni. 

Ao desembarcar do navio, encontramos algumas empresas de táxi no porto que faziam alguns pacotes de acordo com o que você pretende visitar. Em geral o preço é por carro, eles dão algum tempo em cada atração e no fim retorna ao porto. 
Há também a opção de um city tour pela cidade, porém não inclui a praia de Paleokastritsa. Outra opção é alugar um carro, mas essa não indicamos pois não achamos as estradas muito seguras, pois há muitas curvas e é complicado chegar a todos os lugares sem se perder.
Estávamos em 06 pessoas e decidimos fechar um táxi (em torno de 200 euros no total para 6 pessoas).


A ilha ganhou o nome de Ilha Esmeralda, por sua densa vegetação, possuindo cerca de 2 millhões de pés de oliveiras e de ciprestas, além de possuir um lindo mar. Também é famosa por fazer parte do poema "Odisséia", que relata o regresso de Ulisses, herói da Guerra de Tróia. Acredita-se que foi em Paleokastritsa o último local em que o herói Ulisses desembarcou antes de chegar a Ítaca. 



Ainda a título de curiosidade, a ilha tem cerca de 600 igrejas, sendo elas católicas, ortodoxas, anglicanas, sinagogas e protestantes. E as poucas que vimos são realmente lindas! Por essa quantidade de igrejas, a cidade tem uma quantidade grande de atividades religiosas e culturais durante o ano. 

Depois de falar um pouco sobre a cidade, falaremos agora como foi o passeio pela cidade. 
Inicialmente seguimos caminho até o Mosteiro Moní Theotókos (Mosteiro da Mãe de Deus), construído em 1226. O mosteiro tem uma vista linda e um jardim encantador. Ele é bem simples, chegamos lá e a igreja estava fechada, porém logo foi aberta e foi possível conhecê-la.

 







 
A  ilha tem praias muito belas, e pelas fotos da internet já ficamos encantados com Paleokastritsa, e por isso resolvemos conhecê-la. 
Fizemos uma parada em um restaurante na estrada que tinha uma vista maravilhosa, exatamente a vista que havíamos olhado na internet. Lá tomamos uma cerveja e depois de algumas fotos daquela maravilhosa paisagem, seguimos até a praia. Estava bem frio, mas ainda assim, arriscamos um mergulho, pois o mar era perfeito e aquela era a chance de tomar um banho numa praia grega!! Valeu muito a pena, e a experiência deve ser melhor ainda no verão!
  



 




Pouco antes de chegar à praia, paramos em uma lojinha de souvenir muito legal, os donos foram bem atenciosos e nos ofereceram um licor de laranja produzido lá mesmo que era uma delícia e também uma irresistível torrada com azeite, também produzida por eles. 
Ficamos encantados com a hospitalidade dos gregos!




Depois da praia, era hora de outro ponto turístico o qual estávamos bem curiosos para conhecer: Vila Kanoni, na qual é possível  conhecer o Mosteiro Vlaherna, que fica acima de uma pequena faixa elevada de terra. Dali também é possível avistar a Ilha de Pontikonosi, que seria o local onde o navio de Ulisses teria naufragado, e a partir do qual é possível realizar passeios de barco até a ilha, mas como nosso tempo era curto, ficou para uma outra vez. 




 

 





Gatinho pescador com seu peixe capturado


Retornamos ao centro da cidade, e então já bem cansados, fizemos um tour rápido, pois nossa hora estava terminando. Iniciamos com a entrada de Cidade Velha, que é um patrimônio mundial da UNESCO. Corfu é dividida em duas: Cidade Velha e Cidade Moderna. 


Então passamos na frente da Igreja de São Spyridon (Santo Espiridião), considerado santo pela Igreja Católica Romana e também Ortodoxa. A igreja é a catedral da cidade, e foi dedicada ao santo padroeiro da ilha. Sua torre é o ponto mais alto da cidade, sendo possível vê-la assim que chegamos à ilha. São realizadas quatro procissões anualmente, e nelas os restos mortais de São Spyridon são carregados pelas ruas da cidade. 



Por fim o taxista nos deixou no porto e então retornamos ao navio.
À noite resolvemos não jantar e decidimos comer nos buffet self-service e de pizza/hambúrguer. 
Logo em seguida retornamos para as cabines e dormimos cedo para nos preparar para o último dia de cruzeiro. 
 Corfu é uma ilha completamente diferente do que imaginávamos das Ilhas Gregas, pois sua arquitetura é um pouco diferente e ela possui mais vegetação.
Seu mar é maravilhoso, de uma cor que nunca vimos antes! As pessoas são muito simpáticas e atenciosas. Nós nunca tínhamos ouvido falar daquele lugar, mas ficamos muito felizes com a experiência, pois a cidade é realmente muito linda e agradável!

This entry was posted in

0 comentários:

Postar um comentário