domingo, 19 de junho de 2016

Cruzeiro MSC Música - Bari, Itália!

Conforme havíamos relatado no penúltimo post: Cruzeiro MSC MÚSICA - Nossa experiência!, sobre nossa viagem em família, saímos em um cruzeiro a partir do Porto de Veneza, para conhecer as Ilhas Gregas e Montenegro.


Nossa primeira parada foi na cidade de Bari, ainda na Itália. Ela está localizada bem no "calcanhar da bota", cuja região é chamada de Puglia.


 É considerada a mais importante da região, e nela muitas pessoas se hospedam inicialmente para depois partirem para outras cidades próximas, como Alberobello, Ostuni e Lecce.
Bari é uma cidade que possui características italianas bem preservadas, tem uma arquitetura muito bonita e com muitos prédios históricos.
Em sua história tivemos a presença da colonização romana, e posteriormente ela foi ocupada pelos Bárbaros e pelos Godos, após a queda do Império Romano. Já no ano de 554 os Bizantinos ocuparam a cidade, deixando grandes marcas na sua arquitetura.
Bari ainda foi destruída por Guilherme, o Mau da Sicília, no ano de 1156, porém mesmo assim, conseguiu se tornar um local importante para o comércio marítimo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, por ser um grande centro de abastecimento das forças aliadas, foi bombardeada pela Alemanha nazista. Com o bombardeio um navio que carregava gás mostarda foi destruído, e dessa forma a cidade foi contaminada, resultando na morte de centenas de pessoas.


Após o navio atracar, chegamos ao Porto de Bari, aproximadamente às 13 horas.


O porto é pequeno mas logo na saída havia ônibus de turismo, bicicletas e pessoas oferecendo pacotes com passeio de trem. Como não havíamos feito reserva de city tour pelo cruzeiro, já que achamos o valor muito alto, decidimos contratar o passeio de City Tour da empresa Tourist Tour. Apesar de não haver o idioma em português, foi possível acompanhar em espanhol. 
Pagamos aproximadamente 10 euros por pessoa, o passeio durou a tarde inteira e depois retornamos para o navio às 18h.
Nossa ideia inicial era fazer o passeio a pé, pois a cidade é pequena e praticamente todos os pontos turísticos ficam bem próximos, mas como foi disponibilizado pouco tempo, preferimos o ônibus para ter mais tempo nos locais.





Iniciamos o passeio com um tour próximo ao porto, pelo Castelo Svevo, que foi construído no século XII, porém estava fechado e apesar de não termos conseguido entrar, ficamos impressionados pelo seu tamanho e beleza.



Em seguida, desembarcamos bem próximo ao Teatro Margherita e a partir dali teríamos 1h para conhecer um pouco da região mais movimentada da cidade. Seguimos então até a Avenida Corso Vittorio Emanuele II para visitar os principais prédios históricos da cidade como o Teatro Fizzarotti, o Palácio do Governo, e Teatro Margherita e outras praças e igrejas.














No horário estipulado retornamos ao ponto de encontro e então seguimos pela beira-mar até a Basílica de São Nicolau, que fica na Cidade Velha. A Basílica foi fundada em 1087, sendo uma primeiras basílicas normandas da região, feita para guardar os restos mortais de São Nicolau, conhecido por todos como Papai Noel. 
Segundo a lenda, São Nicolau, em uma viagem até Roma, conheceu a cidade de Bari e decidiu que ali seria seu sepultamento, porém até o momento não se sabe com certeza o que se sucedeu. 
É dito ainda que seus restos mortais foram roubados da cidade de Mira, na Turquia, pelos italianos e depois levados até Bari.


 




A partir dali é possível visitar também a Catedral São Sabino, que possui um estilo barroco com uma torre muito alta e que chama muito a atenção. 


 No retorno ao navio, descansamos um pouco e às 21h fomos até o restaurante participar do jantar do dia cujo tema era italiano. No menu havia pratos típicos, como massas, frutos do mar e sobremesas regionais como tiramisu, o que muito combinou com a cidade e com o dia que tivemos.


 


Bari é uma cidade muito bonita, com belas praças, uma linda beira-mar, uma história rica e uma arquitetura única. 
A cidade acabou se tornando um ponto de parada de muitos cruzeiros que seguem para as Ilhas Gregas e outros países como Montenegro, Turquia e Croácia.
Valeu muito a pena conhecer!!!
This entry was posted in

0 comentários:

Postar um comentário