sexta-feira, 24 de junho de 2016

Cruzeiro MSC Música - Olímpia, Grécia.

Continuando nossos posts sobre o cruzeiro em família a partir de Veneza, seguimos até a cidade de Bari, primeira parada ainda na Itália, e depois até a cidade de Katakolon, nossa primeira parada na Grécia, por volta das 13h. 
Havíamos almoçado no navio, já para agilizar nosso passeio que seria mais rápido que o de costume, tendo somente até as 19h para retornar, e mais uma vez não contratamos a excursão com a MSC, pois os valores são sempre bem mais altos. 

 


Ao chegar no porto, é possível optar entre muitos passeios de city tour. No início nosso objetivo era ficar apenas na cidade de Katakolon, porém encontramos um passeio até Olímpia, cidade próxima, por um preço bem abaixo do que as excursões do navio e assim mudamos os planos e decidimos ir até Olímpia, o famoso berço das olimpíadas.

 
Katakolon tem vista para o mar Jônico, com uma população de cerca de 600 mil habitantes e é considerada a porta de entrada para a cidade de Olímpia, pois a mesma fica distante 40 km. 
Olímpia fica na região da Élide, península do Peloponeso e é bastante conhecida, já que por mais de um milênio os gregos se reuniam a cada 4 anos para o acontecimento dos Jogos Olímpicos dedicados a Zeus.




 Pegamos um ônibus confortável e, por incrível que pareça, chegamos antes das excursões do navio, pois assim que a empresa conseguiu o número mínimo de pessoas o ônibus já seguiu viagem, o que foi bem rápido.


Chegando em Olímpia desembarcamos em uma espaçosa parada de ônibus a partir da qual é possível fazer o trajeto a pé ou de charrete até o Sítio Arqueológico. Na entrada do sítio compramos os ingressos pelo valor aproximado de 9 euros.




Conta a história que os primeiros Jogos Olímpicos aconteceram em 776 a.C, porém alguns especialistas acreditam que eles podem ter uma data anterior. Importante lembrar que esse era um período de paz, pois durante o acontecimento dos jogos, que duravam aproximadamente um mês (e futuramente passou para três meses), era dada uma trégua em guerras.
Ainda a título de curiosidade, somente homens podiam assistir aos jogos, e mulheres e escravos eram proibidos. Segundo algumas pessoas, uma certa mãe de um atleta entrou e assistiu a competição e foi descoberta. A partir daí, todos os homens tiveram que competir nus, para evitar que outras mulheres tivessem coragem de entrar ao local e assistir aos jogos. Já alguns historiadores afirmam que eles competiam nus, pois para os gregos o corpo humano em uma boa forma física, era considerada uma obra de arte.




No Altar de Hera é atualmente acesa a Tocha Olímpica. Além do Altar de Hera, é possível ver o Philippeion, único monumento dedicado a humanos, idealizado por Philip II, pai de Alexandre, O  Grande, em homenagem a sua família.





No estádio olímpico, foram realizadas as primeiras provas, tendo 192 metros e capacidade para 40 mil pessoas. Conta a lenda que o comprimento de 192 metros foi determinado por ser equivalente a 600 pés enfileirados de Héracles, que foi vencedor das primeiras competições.



Ao fim da tarde, era hora de retornar a Katakolon, e pegamos um lindo pôr do sol. Existem muitas lojinhas e também um pequeno Duty Free no porto com algumas coisas a venda, como perfumes, óculos, etc.





Nesse mesmo dia à noite aconteceria o Jantar do Comandante. Muitas pessoas tem dúvidas com relação a isso, se realmente é necessário ir com traje de gala, e a resposta é: depende de como você se sente! Havia pessoas vestindo roupas muito simples e também pessoas de trajes mais sofisticados como smoking e vestidos longos e brilhosos. Então o importante é comparecer ao evento e curtir a noite da maneira que se sentir melhor, pois ninguém irá se incomodar. 
Antes do jantar tivemos uma apresentação de toda a equipe de tripulantes no Teatro La Scala, e foi muito legal, pois pudemos conhecer as muitas pessoas que trabalham nos bastidores para que todo aquele serviço sofisticado seja bem executado e os clientes se sintam 100% realizados.
O jantar estava uma delícia!



 

 


Conforme havíamos mencionado anteriormente, a viagem no cruzeiro é ótima, e sugerimos a qualquer pessoa, seja sozinha ou em grupo, casal ou família.
A percepção é que a cidade de Olímpia estava bem cuidada, muito limpa e claro, cheia de história! Foi uma experiência muito boa e com certeza faríamos novamente!
This entry was posted in

0 comentários:

Postar um comentário