sexta-feira, 25 de março de 2016

Jericoacoara - Um paraíso na terra

Como tentaremos seguir uma ordem cronológica das viagens realizadas nesses 2 anos e meio de casados, iniciaremos comentando um pouco sobre nossa viagem a Jericoacoara em setembro de 2013, que ocorreu logo após o casamento civil.
Como estávamos iniciando nesse mundo de viagens, pesquisamos um pouco sobre a melhor forma de ir até Jeri, e em muitos locais sempre se falava a mesma frase: Vá com agência, pois sai mais barato!
Naquela época estávamos em Fortaleza- CE e, por incrível que pareça, ainda não havíamos conhecido aquele lugar tão maravilhoso. Então resolvemos ir até a Av. Beira Mar de Fortaleza, local onde muitas empresas oferecem pacotes de passeios não só para Jeri, mas para outras praias. Conversamos com muitos guias e decidimos fechar com a agência Enseada, pois pesquisamos bastante e sentimos uma maior confiança. (www.enseada.tur.br)
Resolvemos fechar com essa agência, pois seríamos apenas 2 viajando e não compensava ir de carro, já que os custos com combustível eram maiores.
Outro ponto que levamos em consideração foi que teríamos que pagar o estacionamento do carro na cidade de Jijoca, durante toda a estadia, já que não é permitida a entrada de veículos não autorizados naquele local. Logo, além do custo com estacionamento, ainda teríamos que custear o valor da "jardineira" (carro adaptado para o transporte até a vila, assim como da vila até as lagoas, e das lagoas até o local do estacionamento).
O terceiro ponto levado em consideração foi que iríamos no feriado de 7 de Setembro, e os valores dos hotéis estavam muito caros e já com pouca disponibilidade, enquanto que na opção de fechar o pacote com a agência, resolveríamos esse problema, já que o pacote incluía hospedagem dos 3 dias.
Jericoacoara é uma vila que pertence ao município de Jijoca, o qual está localizado a aproximadamente 298 km da capital. Como a viagem seria de ônibus e levaria por volta de 4h30min, ficou a saída combinada para 7h da manhã, porém tivemos um atraso de aproximadamente 30 minutos.
Ao chegarmos na entrada de Jijoca, desembarcamos do ônibus e fomos distribuídos nas várias "jardineiras" que nos aguardavam no local do desembarque (um restaurante).

Jardineira

Ao fechar o pacote com a agência, não é informado o nome da pousada em que irá se hospedar, sendo informada apenas uma lista de pousadas com as quais a agência mantém parcerias.
Ficamos então hospedados no hotel Jeri Village e, para nossa sorte, o quarto reservado estava indisponível e portanto, ficamos em uma das suítes master, que são as melhores do hotel, sem nenhum custo adicional.
O hotel era aconchegante, possuía um ótimo serviço de atendimento na recepção e também decoração muito bonita. Possuía também internet WI-FI, o que para nós é essencial, piscina na parte superior e um café da manhã excelente.

Logo após a chegada no hotel, foi combinado um passeio até a "Pedra furada", um local muito bonito, porém no qual só é possível chegar a pé, o que torna o passeio um pouco cansativo já que a caminhada possui subidas acentuadas e um desfiladeiro de pedras na chegada ao local.

No segundo dia, ficamos livres para passear pela vila. Pela manhã fomos até a praia andando, pois tudo é muito próximo. Na praia existem muitos pacotes de passeios, de buggy, quadriciclo, e cavalos. Resolvemos alugar o quadriciclo e passeamos pela vila durante 1 hora e assim pudemos conhecer a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, mais conhecida por Igreja de Pedra, que é muito linda. Depois passeamos um pouco pela areia da praia e depois fomos almoçar no Restaurante Sabor da Terra, na Rua do Forró, cuja comida era ótima e o preço justo.
Aproveitamos também para assistir ao pôr-do-sol na tão conhecida "Duna do pôr-do-sol", espetáculo da natureza que deixou todos maravilhados.

À noite a vila é ainda mais encantadora, pois os restaurantes e pousadas possuem um "ar de rusticidade" e não há iluminação pública . As ruas não possuem asfalto, sendo todas de terra, o que torna o cenário ainda mais paradisíaco.

No terceiro e último dia, conhecemos as duas lagoas que estavam inclusas no pacote: Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso. No caminho para as lagoas, fizemos uma parada de 10 minutos para conhecer a famosa "árvore da preguiça". Na Lagoa do Paraíso há um restaurante rústico com ótima comida, porém o serviço se torna demorado (aconselhamos que faça o pedido logo na chegada) pois só existe um restaurante no local e a grande quantidade de pessoas que vão pela agência sobrecarrega o serviço de atendimento. Achamos o preço das refeições um pouco alto.

Em resumo, a viagem foi ótima, o que nos fez voltar ao local novamente em 2015.
Esperamos ter contribuído com as informações.
Não citamos valores, pois já estão desatualizados, porém essa não é uma viagem cara, apesar da fama de ser uma das melhores praias do Ceará.
This entry was posted in