terça-feira, 13 de junho de 2017

Cruzeiro Pullmantur Zenith - Cartagena das Ìndias, Colômbia

Começaremos agora uma série de postagens sobre os locais de paradas do cruzeiro Zenith da Pullmantur...
1ª parada: Cartagena das Índias!

Nossa primeira parada foi na cidade de Cartagena, na Colômbia, um patrimônio histórico pela UNESCO.


Cartagena foi fundada em 1533 pelo comandante espanhol Pedro de Heredia, sendo atualmente a quinta maior cidade do país. Sua fundação teve um papel importante para a expansão do império Espanhol, servindo de porto comercial utilizado principalmente para escoar ouro e prata, e ainda servindo de moradia para vice reis espanhóis. 
A cidade foi ainda a única a ser autorizada oficialmente pela Coroa Espanhola a realizar o comércio de escravos nas Américas; foram uma média de 1.5 milhões de escravos, sendo um dos portos que mais recebeu escravos de todo o mundo. Os escravos foram utilizados como mão-de-obra, principalmente no plantio de cana de açúcar.
Em 1552 a cidade sofreu um incêndio que destruiu boa parte de suas construções, a maioria feita em madeira e então as construções passaram a ser somente de pedras, tijolos e telhas.
Por sua grande importância, a cidade começou a sofrer diversos ataques piratas e, dessa forma, a Espanha resolveu cercá-la de proteções contra todos os tipos de ataques.
Em 1810 Cartagena se declarou independente da Espanha e, logo após, sofreu com a inquisição Espanhola e com a reconquista da cidade, o que causou a morte de mais de 6 mil habitantes principalmente ocorridas por conta da fome e doenças. 
Somente em 1819, Simón Bolivar e suas tropas conseguem derrotar os espanhóis.




Entendendo um pouco da história da cidade...
Nosso passeio iniciou às 11h da manhã do dia 27 de maio de 2017, pouco depois de o navio atracar no Porto de Cruzeiros de Cartagena.
O Porto por si só já é uma atração, é muito decorado, cheio de plantas e flores, de flamingos, pavões e muitas araras. 
Ficamos encantados com o Porto e já imaginamos que a cidade nos reservava belezas maravilhosas!







No navio havia algumas excursões, mas com um valor bastante alto, então ao sair já encontramos pessoas oferecendo um passeio nos ônibus "hop-on hop-off", aproximadamente 50 dólares, pois era um passeio específico para passageiros de cruzeiro (não preciso dizer que achamos muito caro né?). 



Continuamos caminhando até o ponto de táxi e, ao chegar lá, conhecemos um casal de argentinos que estavam aguardando o táxi para ir até a cidade murada e combinamos com eles em dividir o táxi e assim seguimos nosso passeio. 
O taxista, muito simpático, cobrou 4 dólares apenas, o qual ficou 1 dólar por pessoa e sugeriu que começássemos nosso passeio pelo Castillo San Felipe e depois seguir para a Cidade Murada, e assim o fizemos.
Ao sair do porto, já podíamos observar uma cidade muito bem cuidada e, em aproximadamente 10 minutos, já havíamos chegado ao Castillo de San Felipe de Barajas. Antes de adentrar ao "Castillo", fizemos uma parada logo ao lado para tirar algumas fotos no monumento Las Botas Viejas, que faz referência ao grande poeta Luis Carlos Lopes.


O Castillo San Felipe é uma fortaleza militar que já foi a maior de todo continente americano, teve sua construção iniciada em 1536, sendo finalizada em 1657. Em toda sua história somente foi invadida uma única vez, por franceses comandados pelo Corsário Baron de Pointis, em 1697, sendo a Espanha obrigada a desembolsar uma boa quantia para retomar o forte. 
Atualmente é um dos mais importantes atrativos da cidade.
A entrada do castelo saiu no valor de 10 dólares por pessoa e ficamos lá aproximadamente 2 horas, sendo seu funcionamento de 8h às 18h. Ele é enorme e demanda bastante tempo de caminhada. 
O calor estava realmente forte, então recomendamos roupas leves, sapatos confortáveis, bastante água e chapéu/boné para amenizar o sol!! 
O local está bem preservado e fica localizado na colina de San Lazaro, um local bastante estratégico, com uma visão muito privilegiada.







Após conhecer um pouco mais da história de Cartagena, chegou a hora de irmos até a Cidade Murada. Fomos a pé, já que gostamos muito de caminhar durante as viagens, e para nós é uma forma de compreender melhor como tudo funciona e de conseguir admirar todos os seus mínimos detalhes. Como a distância entre o Castelo e a Cidade Murada era de aproximadamente 1,4 km, não foi nenhum sacrifício.
Entramos na Cidade Murada através da Torre do Relógio e logo encontramos a Plaza de los Coches (que quer dizer: Praça dos Carros), praça mais central da cidade e que, nos séculos passados, era palco das negociações de escravos. 
Logo podemos observar como a cidade está preservada.



Começamos a caminhar pelas ruas da cidade com suas casas coloridas, muitos flores, tudo em um estilo colonial maravilhoso que nos fez andar sem rumo, admirando tudo que aquele lugar tinha a nos oferecer. Devido à preservação das fachadas, o turista realmente se envolve naquele cenário e tem a sensação de que está de volta passado!
Caminhando bastante começamos a enumerar todos os motivos que fazem de Cartagena ser considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, pela UNESCO.



Andando sem rumo chegamos até a Catedral de Cartagena, uma igreja linda que começou a ser construida em 1575, porém foi destruída por ingleses em 1586 e, dessa forma, sua conclusão só aconteceu no ano de 1612. A igreja tem um estilo renascentista, do jeito que amamos, sua cúpula é um dos mais bonitos cartões postais da cidade e fica ao lado do  Parque Bolevar, antiga Praça da Inquisição, lugar onde aconteciam os Tribunais da Inquisição.


 


A cidade murada possui muitos museus, e assimm fomos conhecendo alguns durante nossa caminhada, entre eles: Museu Naval, Museu do Ouro (com entrada gratuita), Museo da Arte Moderna, Museu Arqueológico, e Museo das Fortificações.



Chegamos à Plaza de San Pedro Claver, onde fica localizada a Igreja e o Monastério de São Pedro. A igreja foi construída em 1580 e reconstruída no século XVII pelos Jesuítas e é a igreja mais importante da cidade, levando o nome do defensor dos escravos, Claver, que foi chamado de "apóstolo dos negros"



Em seguida, começamos a caminhar sobre os muros da cidade (isso mesmo, eles são muito largos) e, próximo ao pôr do sol, resolvemos fazer uma parada para observar aquela vista maravilhosa nas imediações do Café Del Mar, um bar ao ar livre, localizado em cima da muralha, onde estava havendo um casamento muito bonito! 
Ficamos por ali algum tempo contemplando o pôr do sol e desfrutando da companhia um do outro!









Com o sol indo embora, continuamos nosso passeio até o Teatro Heredia Adolfo Mejía, que, para nós, é o edifício mais bonito de Cartagena. 
Construído em 1911, o teatro é inspirado no Teatro Tacón, localizado na cidade de Havana, em Cuba. Foi então que começaram a surgir muitas carroças nas ruas e a cidade ganhou ainda mais um clima colonial, nós amamos!!






Caminhamos um pouco mais e infelizmente começou a chover (esse mês de maio pelas previsões é um mês de bastante chuva), então retornamos ao cruzeiro pois todos deveriam estar a bordo às 20h30min. Dessa vez pagamos o valor de 6.000 pesos colombianos da Cidade Murada (Torre do Relógio) até o Porto de Cruzeiros.  
Nós amamos a cidade e ficamos com muita vontade de retornar para passar alguns dias aproveitando aquele clima maravilhoso e também desfrutar da beleza das praias caribenhas ali próximas!!


0 comentários:

Postar um comentário